Nilton Pacheco de Oliveira

Ficha técnica

Nome Completo: Nilton Pacheco de Oliveira

Data de Nasc: 26 de julho de 1920

Falecido: 26 de junho de 2013

Naturalidade: Soteropolitano

Modalidade: Basquete

Altura: 1.80m

Medalhas: 1 ouro 1 prata 1 bronze

Mídias sociais: Não encontrado

Biografia

Primeiro atleta baiano a subir ao pódio olímpico, Pacheco, como era chamado pela imprensa do Rio de Janeiro, conquistou sua primeira e única medalha de bronze nos jogos de Londres em 1948.

Nilton Pacheco foi revelado em 1936 no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador, mais para se desenvolver e crescer profissionalmente no esporte sai do Estado e em 1940 já era jogador do Fluminense. Pacheco era armador e mesmo não tento uma estatura ideal para um jogador de basquete, apenas 1,80m, ele ajudou seu time e a seleção a conquistar algumas medalhas importantes, dentre elas o do sul-americano e das olimpíadas.

Sua estreia pela seleção ocorreu no Campeonato Sul-Americano de 1941, que aconteceu na Argentina e o Brasil terminou na em quinto lugar. Nilton esteve presente ainda em mais duas edições do Campeonato Sul-Americano, tendo sido campeão em 1945 (no Equador), medalha de prata em 1947 (no Brasil).

Após um jejum de 28 anos sem conquistar uma medalha nas olimpíadas o Brasil voltou a subir ao pódio olímpico em 1948, com a equipe de basquete masculina.  

A conquista da medalha de bronze em Londres foi um ato heroico, diante de todas as dificuldades que a seleção enfrentou fora do campo: a comida embarcada em navio sumiu, se é que embarcou; faltou calçados para alguns integrantes e viajaram apenas dez atletas, diferente das outras delegações que contaram com doze e não enfrentaram tanto desgaste nas competições, além disso ainda tinha um gramado esburacado no campo de treinamento e poucas bolas para treinar.

Os atletas brasileiros ficaram alojados em uma base militar que tinha sido bombardeada e ficava a 90km do ginásio onde aconteceram as disputas. As olimpíadas de Londres aconteceram em um período de reestruturação do país que estava se recuperando dos bombardeios da II Guerra Mundial.

A medalha de bronze que o basquete brasileiro conquistou foi a única da delegação brasileira nas Olimpíadas de Londres e ela vale ouro por tudo que a equipe passou. Eles ainda quebraram um jejum brasileiro de três olimpíadas sem subir ao pódio. Foi a primeira medalha olímpica do país em esportes coletivos.

Os jogos

Com mudanças nas formas de disputa, nesta edição das Olimpíadas de Verão de Londres, as 23 equipes foram divididas em quatro grupos e cada um com seis equipes, sendo um com apenas cinco participantes. O Brasil ficou no Grupo A, composto por Uruguai, Canadá, Itália, Grã-Bretanha e Hungria. Foram sete vitórias e apenas uma derrota, para a França, na semifinal. O time comandado pelo técnico Sr. Moacyr Brondi Daiuto conquistou a medalha de bronze com uma vitória sobre o México, por 52 a 47. Os Estados Unidos ficaram com o ouro e a França com a prata.

Confira os resultados dos jogos

Grupo A

Brasil 45 x 41 Hungria – 30 de julho – “Algodão” 15 pontos

Brasil 36 x 32 Uruguai – 31 de julho – Alfredo da Motta 14 pontos

Brasil 76 x 11 Grã-Bretanha – 2 de agosto – Alfredo da Motta 16 pontos

Brasil 57 x 35 Canadá – 4 de agosto – Alfredo da Motta 23 pontos

Brasil 47 x 31 Itália – 5 de agosto – Nilton Pacheco 13 pontos

Quartas de final:

Brasil 28 x 23 Tchecoslováquia – 9 de agosto – “Tio Ruy” 5 pontos

Semifinal

Brasil 33 x 43 França – 11 de agosto – Alfredo da Motta 12 pontos

EUA 71 x 40 México

Disputa pelo Bronze:

Brasil 52 x 47 México – 13 de agosto

A equipe

Tio Ruy (A.A. Grajaú), Alfredo da Motta (Flamengo), Algodão (Flamengo), Affonso Évora (Flamengo), Nilton Pacheco (Fluminense), Marcus Vinicius Dias (Fluminense), João Bráz (Corinthians), Alberto Mason (Tênis Clube São José – SP), Alexandre Gemignani (Espéria – SP), Massinet Sorcinelli (Espéria – SP) e o Sr. Moacyr Daiuto (Corinthians) se imortalizaram na história do basquete nacional.

Em toda sua carreira Nilton atuou apenas em duas equipes. A primeira foi o Clube Baiano de Tênis, de onde transferiu-se para o Fluminense, time pelo qual se aposentou, em 1948, mesmo ano da conquista olímpica

Nilton Pacheco de Oliveira faleceu aos 92 anos, no Rio de Janeiro, no dia 26 de junho de 2013 e foi cremado no cemitério Memorial do Carmo, no Caju. Orgulhoso de suas conquistas e de sua baianidade que, mesmo distante da terrinha, fazia questão de ressaltar. Ele participou de 20 partidas oficiais com a camisa do Brasil marcou 97 pontos. Nas olimpíadas contra a Itália no dia 05 de agosto, Nilton Pacheco marcou 13 pontos e o Brasil ganhou por 47 x 31. Nilton marcou um total de 36 pontos em sete jogos nas olimpíadas de Londres de 1948.

Foto da seleção brasileira de basquete - Arquivo CBB

Participação pela Seleção Brasileira

1941 – Campeonato Sul-Americano – 5º lugar

1945 – Campeonato Sul-Americano – Campeão

1947 – Campeonato Sul-Americano – Prata

1948 – Jogos Olímpicos – Bronze

Dados estatísticos do Atleta

 

Galeria de fotos e vídeos

Divulgação fluminense - Nilton camisa 4 em 1946 no fluminense

Seleção Brasileira de Basquete - Arquivo CBB

Foto: Arquivo CBB

_________________________________________________________________
Referências:

https://lnb.com.br/noticias/brasilehistoria-1948/

https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/atletas/nilton-pacheco-de-oliveira

https://www.terra.com.br/esportes/basquete/morre-aos-92-anos-ex-jogador-de-basquete-da-selecao-brasileira,2be599b58878f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html?utm_source=clipboard

Comentários